O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER?

O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER?

“O que você vai ser quando crescer?” A maioria de nós, quando crianças, ouve essa pergunta, não é mesmo? Em alguns casos os sonhos infantis sobre atuação e profissão se tornam os objetivos dos adolescentes, porém, para a maioria dos jovens o momento da escolha profissional se torna um grande obstáculo.

Ao longo da vida fazemos muitas escolhas, mas a profissional é um grande desafio para os jovens, por ser, na maioria das vezes, a primeira grande decisão que eles precisam fazer sozinhos ao adentrar a vida adulta.

As demandas dessa fase são muitas: mudanças corporais e hormonais, mudanças nas relações familiares, novas definições de identidade e papeis sociais, novas responsabilidades e, finalmente, a escolha de uma profissão.

Tantas transformações ocorrendo simultaneamente podem acarretar insegurança, medo e ansiedade, tornando o desafio da escolha profissional ainda maior. Além disso, a sociedade, a família e os amigos cobram urgência num posicionamento para o qual nem sempre o jovem está preparado.

Nesse processo, o medo de não fazer a escolha certa, a falta de conhecimento de si próprio, interferências da família e da sociedade vão influenciar na escolha da profissão.

Existem também algumas variáveis psicológicas que estão envolvidas no processo de escolha profissional, como: traços de personalidade, valores e expectativas individuais, habilidades e maturidade para realizar a escolha da atividade de trabalho.

Quando os questionamentos vêm à tona provocando sentimento de insegurança, stress e angústia pode ser o momento de buscar ajuda. É neste momento que a Orientação Profissional tem importância significativa.

Durante a Orientação Profissional se estimula a reflexão sobre habilidades, preferências e gostos, os sonhos profissionais e o mercado de trabalho, proporcionando assim para o jovem sentimentos de confiança, conforto e segurança para fazer uma escolha profissional mais assertiva.

Assim, o trabalho do orientador profissional consiste em construir um caminho para o autoconhecimento, combater fantasias acerca de determinados cursos, buscar informações e saber sobre influências que se pode sofrer no dia a dia da profissão.

A escolha se torna menos tensa quando se tem conhecimento sobre si mesmo, sobre as habilidades e competências que possui e quando é capaz de identificar seus comportamentos.

Dessa maneira, muitos adolescentes e familiares que passam por este momento tão importante, podem buscar, na Orientação Profissional, estratégias e soluções que os auxiliem a decidir sobre o caminho a seguir na busca de uma escolha profissional mais coerente e segura.

Psicóloga – Marina Araújo Magnabosco Marecos (CRP 04/IS00150)

Share:

Leave comment

Uberaba MG

Rua Santa Catarina, 541

(34) 3312-4004

Fale Conosco

Horários

Seg - Sex: 7:00 - 20:00

Envie-nos um E-mail

ineps-pro@ineps.com.br