O que as pessoas buscam em um relacionamento amoroso?

O que as pessoas buscam em um relacionamento amoroso?

Por: Bruna Gontijo Magalhães – CRP 04/37109

Trocas de presentes, declarações românticas, surpresas inesquecíveis, são algumas das formas encontradas por muitos casais apaixonados para celebrarem a união no dia dos namorados, data que é comemorada no Brasil em 12 de junho.

Enquanto a maioria dos casais consideram este o mês mais romântico do ano, para muitos solteiros, este período pode representar tristeza, desconforto e até muitas cobranças. Mas afinal, o que as pessoas buscam em um relacionamento amoroso?

Com a expectativa de preencherem espaços vazios e de não se sentirem só, algumas pessoas iniciam um relacionamento afetivo confiantes de terem encontrado seu par perfeito, sua alma gêmea, alguém para lhe fazer a pessoa mais feliz deste mundo. Todavia, esta não passa de uma romantização e uma idealização da vida e dos relacionamentos que é sustentada pela crença de que as pessoas são incompletas, e que a plenitude e a satisfação são possíveis apenas para aqueles que conseguem encontrar o “verdadeiro amor”. Nesse sentido, a vida se torna uma corrida contra o tempo para alcançar aquilo que, supostamente, falta para então poder viver a felicidade ou o tão sonhado “felizes para sempre”.

Esta ideia distorcida de que as pessoas são incompletas é ainda reforçada pela cobrança e pressão social de que as pessoas precisam sempre estar acompanhadas. Há uma expectativa muito grande tanto da sociedade quanto de muitas famílias, de que as pessoas devem estar em um relacionamento, namorarem, consequentemente se casarem e terem filhos para poderem ser felizes, realizadas e satisfeitas. Desta forma, o relacionamento amoroso é visto como algo perfeito, no qual a pessoa escolhida para dividir parte da vida é responsável por completar todas as necessidades do outro.

         No entanto, diante da impossibilidade em alcançar tais expectativas, a perfeição começa a dar espaço para a frustração, provocando reações diversas e desentendimentos entre o casal, e estas situações quando não cuidadas de forma respeitosa, podem levar ao fim da relação ou mesmo a manutenção de um relacionamento conturbado e sofrido. O sucesso de um relacionamento amoroso está em duas pessoas maduras, plenas e felizes que se escolhem para compartilharem suas vidas e não por necessidades.        

O autoconhecimento pode ser alcançado através do processo de psicoterapia e contribui grandiosamente na construção positiva da autoestima, da autoaceitação, do amor e do respeito próprio. Saber quem se é e o que se quer, é indispensável para um bom relacionamento consigo mesmo, e consequentemente para a vivencia de relacionamentos mais funcionais e saudáveis com outras pessoas. Então, primeiramente Namore-se, Apaixone-se e Encontre-se em você mesmo, pois a felicidade independe de se estar em um relacionamento amoroso.

Share:

Leave comment

Uberaba MG

Rua Santa Catarina, 541

(34) 3312-4004

Fale Conosco

Horários

Seg - Sex: 7:00 - 20:00

Envie-nos um E-mail

ineps-pro@ineps.com.br