Quando procurar um fonoaudiólogo?

Quando procurar um fonoaudiólogo?

Por: Ana Carolina Quirino de Souza (CRFa 6-9176)

A fonoaudiologia é uma ciência que tem como objeto a comunicação humana. Sua atuação envolve o desenvolvimento, a reabilitação dentro das áreas:

·         Audição.

·         Linguagem oral e escrita.

·         Fala.

·         Motricidade oral.

·         Voz

O fonoaudiólogo é responsável então pela promoção da saúde, seja para prevenir, orientar, avaliar, diagnosticar, aperfeiçoar ou reabilitar todos os aspectos que envolvem a comunicação.

Pensando em prevenção, o primeiro atendimento fonoaudiológico é conduzido na maternidade, onde o profissional realiza os Testes da Orelhinha e da Linguinha. São testes que fazem o diagnóstico precoce de possíveis problemas de audição e de posicionamento incorreto do freio lingual. Com os bebês, ainda auxiliamos a amamentação segura e correta , que faz toda a diferença na formação muscular da face da criança.

Pensando nas crianças, o que mais avaliamos são os atrasos no desenvolvimento de fala e linguagem que tanto interferem no desenvolvimento social.  É importante estar atento a alguns sinais, como: a criança que aos dois anos produz poucas palavras ou não faz junção de duas palavras para se comunicar; aos quatro anos a criança que ainda apresenta trocas de sons na fala; são alguns exemplos de situações onde o fonoaudiólogo pode contribuir muito.

Podemos intervir de maneira positiva com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, não reconhecem letras, não compreendem textos, não desenvolveram leitura, possuem falta de concentrar e manter atenção ou dificuldade em processar o que é falado. Essas situações requerem atenção e precisam de uma avaliação detalhada.

 Além dessas situações, podemos orientar e aperfeiçoar sobre o uso da voz de profissionais que a utilizam como instrumento de trabalho, pessoas que apresentam dificuldades para falar em público, querem melhorar sua oratória e/ou apresentar uma voz mais adequada para sua carreira profissional e até mesmo para sua vida.

 

Algumas pessoas podem sentir dificuldades para mastigar, deglutir, sugar e respirar, e nesses casos, deve também ser realizado o acompanhamento fonoaudiológico. As funções estomatognáticas são aprendidas pelos seres humanos, isso significa que elas podem também ser aperfeiçoadas e adaptadas.  Nesses contextos, o fonoaudiólogo irá avaliar as estruturas e adequar as funções pertinentes.

Como já vimos, a fonoaudiologia não se limita a apenas uma área de atuação e auxilia em diversos momentos do desenvolvimento e fases da vida, desde o recém nascido até o idoso. Por isso, é importante conhecer um pouco da atuação fonoaudiológica para sugerir o atendimento sempre de profissionais capacitados.

Share:

Leave comment

Uberaba MG

Rua Santa Catarina, 541

(34) 3312-4004

Fale Conosco

Horários

Seg - Sex: 7:00 - 20:00

Envie-nos um E-mail

ineps-pro@ineps.com.br